A Igreja Batista Nova Canaã Sorocaba nasceu de forma missionária. Não de cisão doutrinária ou de relacionamento, e sim do desejo de espalhar a semente do evangelho na região populosa da nossa cidade. Nasce com um DNA missionário e com um desafio imenso diante de sua realidade. Nossa igreja mãe, a IB central de Sorocaba sonhou e plantou uma igreja na zona norte de nossa cidade com o desejo que a IBNCS alcançasse a região, a cidade e o mundo. A obra missionária traz consigo, na grande comissão dada por Jesus, o alcance da igreja local: o mundo. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).
O médico Lucas registra a grande comissão de Jesus nos convoca a sermos suas testemunhas “tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins d terra” (Atos 1:8). A igreja de jesus recebeu a missão de propagar a mensagem do evangelho a parti de sua localidade específica, de Seu CEP com o alcance até os confins da terra”. A obra evangelística começa no contexto da igreja local, no nosso caso “nossa Jerusalém” são as ruas do Jardim São Conrado, e se estende até nossa cidade, estado, país e mundo. A obra missionária completa é de Jerusalém até os confins da terra. Alguns acham que somos muito abençoados e que não precisamos de evangelização local e que devemos canalizar todas as ofertas para alcançar o mundo, ou seja, os confins da terra. Já outros pensam que precisamos atender as demandas locais e que outras igrejas alcance o mundo, os “confins da terra”. Ambos os extremos estão equivocados, no mínimo fora de foco. A missão acontece de forma simultânea, aqui, ali e acolá. Louvado seja Deus, que nossa igreja local, tem tido esse cuidado e esse equilíbrio. Temos a visão de alcançar nossa Jerusalém, sem nos esquecermos do nosso Estado, do nosso país e do mundo. Somos fiéis as campanhas missionárias pela graça de Deus e fiéis na evangelização local.
Nosso templo está localizado a duas quadras do Presídio do Mineirão, um dos mais antigos da região, está localizado de forma estratégica numa região sem atuação dos batistas, e assim tem o imenso desafio de evangelizar a região norte da cidade, pois é a única igreja batista- da CBB- nessa gigante região. Todo desafio é algo grande, mas o da IBNCS é imenso, e nem por isso a igreja se intimida, recua ou aborta a missão. Pelo contrário, com ousadia, fé e coragem, a IBNCS marcha e avança pregando na região onde está plantada. Ela cumpre sua missão local através de ações evangelísticas ao derredor do templo, no Residencial Carandá e no Parque das Laranjeiras. Ela atua com capelania prisional na unidade prisional do Mineirão. Ela atua junto a Unidade do Lar Batista de Crianças de São Paulo, junto a Unidade da Cristolândia em São Paulo, e ama o mundo enviando suas ofertas a Junta de Missões Mundiais.
O isolamento social que foi solicitado a população brasileira, fez com que a maioria das pessoas ficassem em suas casas e com a determinação do governo de que os templos religiosos não poderiam abrir suas portas para evitar aglomerações, nos vimos na realidade de cultuarmos a Deus me nossas casas. A igreja e sua liderança tem se desdobrado para continuar alimentando o rebanho de Deus, e uma das ferramentas usadas nas últimas duas semanas, tem sido as Live (transmissão online pelo Facebook) que tem aproximado a igreja, onde o pastor prega a Palavra, ora, dá avisos e interage com a membresia. Para nossa surpresa, que foi surpresa mesmo, as Live têm alcançado um público expressivo. As estatísticas do Facebook nos mostram como o alcance das transmissões tem superado as nossas expectativas, pois superam e muito a quantidade de nossa membresia. O fato é que, mesmo em meio a crise e por conta dela, nós estamos, como igreja local, cumprindo a missão de Deus revelada por Jesus, de que deveríamos pregar o evangelho ao mundo. Através da internet e de suas ferramentas de comunicação virtual, nossas transmissões e mensagens via WhatsApp tem alcançado lugares inimagináveis. As gravações e transmissões são feitas a partir de nossa localidade geográfica, ou seja, a zona norte da cidade de Sorocaba, mas seu alcance é infinitamente maior. Dezenas de famílias tem nos acompanhado aqui da cidade de Sorocaba, e nós louvamos a Deus por isso, mas também temos pessoas de muitas cidades de nosso estado (muitos quilômetros de distância), temos pessoas de outros estados e países que estão virtualmente conectados. Após a transmissão, o vídeo se esparra e continua cumprindo a missão de levar o evangelho, pois muitos acessam e deixam seus recados e pedidos. Dessa forma, entendemos que nossa igreja local, com seus desafios e limitações está cumprindo a missão de anunciar o reino de Deus com zelo e amor. Esse tempo de quarentena está nos mostrando que não precisamos de muitos equipamentos, mesmo sabendo que eles ajudariam na qualidade, a transmitir a mensagem do reino, e o que de fato precisamos é de disposição e ousadia para levar a semente do evangelhos até os corações (vidas e lares) sedentos da palavra de Deus nesse momento de crise.
Umas das grandes lições que a quarentena do Coronavírus, o COVID-19, tem deixado é que nós, como igreja, precisamos anunciar o evangelho com um apelo de urgência. O evangelho é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” e deve chegar “a toda a criatura”. Que Deus nos use e molde a partir dessa missão que temos. Oremos juntos: “Que Cristo cresça e que eu diminua” (Oração de João Batista em João 3:30). Que preguemos a única mensagem que traz paz e esperança eterna. O mundo precisa dessa mensagem e nós precisamos anunciar.